sexta-feira, 26 de abril de 2013

Texto de 2006 que inspirou Paulo Sant'Ana

O post de ontem sobre o Paulo Sant'Ana criou uma dúvida em alguns leitores.

"Que história é essa de que ele usou um texto teu?", perguntaram.

Explico.


Lá pelos idos de 2006, eu tinha um blog do Terra.
Blog experimental, que misturava vários assuntos.
Mas tinha um texto, sobre o Inter ser campeão da Libertadores, escrito após o primeiro jogo da final.

O primeiro texto, é o meu, publicado em 10/08/2006.

O segundo, do Sant'Ana, publicado em 17/08/2006.

Deixei em negrito as partes mais "coincidentes".

Libertadores

Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pelo titúlo de campeão da Libertadores de 2006. 
Sim, falo já que o Inter será campeão, pois a vantagem obtida no jogo de São Paulo é deveras suficiente para vocês iniciarem os festejos e irem só para a festa no Beira-Rio. 
Mesmo sabendo que o Abel Braga é notório perdedor de títulos ganhos (Olímpia, 1988, Bahia, 1989, Santo André e Paulista de Jundiai em 2004 e 2005) entendo que este time não é montado e escalado pelo Abel, mas sim, pela Direção do Inter, o que inviabiliza as trapalhadas do treinador. 
Por isso, pode comemorar, amigo colorado ! 
Estás vendo como é bom ser campeão da América ? 
Eu sempre disse isso para vocês ! Vocês que não acreditavam, ficam dizendo que era bom ser campeão moral disso, campeão moral daquilo, campeão da Taça Governador do Estado... 
Estás vendo como é bom ser campeão da América ? 
Talvez agora você entenda que, nos momentos de dificuldade, ao exaltarmos este título, não estamos sendo orgulhos, prepotentes ou arrogantes, mas apenas utilizando tal feito como elemento de motivação nas dificuldades, lembrando que, se conseguimos alcançar tal feito, podemos sair de qualquer fase ruim. 
Uma coisa que talvez o amigo colorado começe a perceber agora... 
E talvez entenda que como é ridículo ficar torcendo para o Corinthians, como fizeste em 1995 e 2001, para o Palmeiras em 1995, para o Ajax em 1995, para o Flamengo em 1997, para a Portuguesa em 1996, para o América de Cali em 1996, para o Náutico em 2005 (!). 
Estás vendo como é bom comemorar um título próprio ao invés de ficar comprando camisas do Ajax ou mudando a camisa do próprio clube para copiar o time holandês ? 
Espero amigo colorado, que agora alcance parte da grandeza que nós, como duas vezes campeões da América já conquistamos. 

Assim, amigo colorado, como duas vezes campeão da América e membro deste seleto grupo desde 1983, lhe dou às boas vindas ao grupo, só espero que se comportem, pois o clube dos campeões da América não é a chinelagem a qual vocês estão acostumados.

Qualquer dúvida, vocês podem pedir alguns conselhos para a gente. 
Saudações, do bicampeão da américa, campeão do mundo, hepta campeão nacional e campeão da recopa sulamericana. 

Demian Diniz da Costa 

Dá para ver no título da postagem, no link, a data: 10/08/2006.
Além de publicar este texto no blog, mandei uma cópia para o Paulo Sant'Ana, pois ele costumava publicar e-mails de leitores, citando-os.

Pois bem.


Infelizmente, chegou a fatídica noite de 16/08/2006 e o Sport Club foi campeão da América.

E, infelizmente, na Zero Hora de 17/08/2006, Paulo Sant'Ana publicou um texto que lembrava muito o meu, com frases idênticas e com estrutura de texto semelhante e sem qualquer citação de meu nome.

O texto dele:

Coluna do Paulo Sant'ana
17.08.2006

Parabéns, colorados! 


Os colorados podem ficar descansados, que nós, gremistas, estamos interpretando com a máxima exatidão toda a imensa alegria de que estão possuídos os torcedores do Internacional. 

Ninguém como nós, gremistas, pode aquilatar as delicias de que estão apoderados os colorados, depois deste 16 de agosto inesquecível, em que o Internacional de Tesourinha, de Falcão e de Rafael Sobis sobe olímpico ao todo do pódio americano. 

Viram agora, colorados, no auge do seu jublio e realização, como é bom ser campeão da América? 
O Internacional não é campeão da Toyota, é campeão da América, cumpre a nós, gremistas, esta distinção implícita a nossa natureza: não vamos tentar estragar esta legitima conquista colorada, a maior de todas as conquistas coloradas, adjetivando-a de Toyota. 
Nada disso, cabe-nos a elegância tradicional dos gremistas neste momento, reverenciando grande vitória colorada de ontem, a maior de todas as vitórias coloradas em 97 anos de existência da camisa vermelha: campeão da América. 
Como ninguém, nós, gremistas, sabemos quão justa e esplendida é esta euforia de que estão tomados todos os colorados do Rio Grande. 
Quão arrebatador e admirável é o contentamento da nação colorada, desde os humildes colorados negros, pardos e brancos das vilas até os colorados mais graduados na escala social, quão merecida é esta glória, colorados, agora, só nós dois é que sabemos... 
Viram quanto é bom ser campeão da América, colorados? 
Foi preciso 23 anos para que os colorados viesses a compreender a nós gremistas: não era jactância, não era presunção, não era arrogância aquele ar de superioridade dos gremistas. Era orgulho. Orgulho por nada ser maior, orgulho por tudo a volta ser menor. 
Agora, só agora, os colorados passaram a entender-nos. Desde ontem está definitivamente desfeito aquele mal-entendido: não éramos enfatuados, éramos orgulhosos. 
O mesmo orgulho que incendeia desde ontem à noite todos os colorados, ninguém melhor do que nós, gremistas, para compreendê-los ontem e hoje. Colorados, dêem vazão aos mais entusiásticos impulsos e sensações que brotam de seus corações neste instante de exaltação do modesto mas pretensioso Internacional dos Eucaliptos elevado agora para os píncaros da gloria das planícies e vales do continente americano. 
Hoje, colorados, que ecoam das florestas da América o cântico caloroso de milhões de sacis encantados na sinfonia tingida de vermelho que invade as cidades do continente, recebam de nós, gremistas, os seus jogadores, os seus dirigentes, os seus heróis do passado, todos os torcedores colorados, as nossas maiores homenagens de respeito pelo extraordinário titulo conquistado. 
Viram agora como é bom ser campeão da América, colorados? 
Foi isso que sempre nós, gremistas, quisemos lhes dizer. 
Viram que delicia? 
Que prazer? 
Que inefável e duradouro prazer!
Nós valorizamos este invejável orgulho que ostentam adequadamente agora os rostos de todos os colorados. 
Bem- vindos ao clube dos campeões da América, colorados.
Comportem-se. 
Só tem uma coisa melhor, incomparavelmente melhor, mas isto é papo para dezembro. 

Paulo Sant'ana - Colunista de Zero Hora em 17.08.2006

Aqui está a digitalização da crônica dele.
Eu guardei o jornal...
Clica em cima que amplia.



Fico feliz por ter ajudado na inspiração de tal coluna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário